Boris Johnson anunciou que todas as pessoas, em Inglaterra, são aconselhadas novamente a trabalhar de casa, sempre que possível, e a usar obrigatoriamente máscaras na maioria dos locais públicos, como forma de limitar a propagação da Ómicron.
Passaportes de vacinas vão ser necessários para entrar em casas noturnas e locais de grande dimensão a partir da próxima semana.
Boris Johnson anunciou que o governo estava adotando seu plano de backup de regras extras para a Covid, durante uma conferência de imprensa em Londres. “Não é um bloqueio, é o Plano B”, disse o primeiro-ministro.
Adiantou depois, que mudar para medidas mais duras era uma solução “proporcional e responsável” a fazer.
Johnson afirmou também que ainda se está a aprender sobre a nova variante Ómicron e que o presente quadro pode melhorar, mas que também “pode levar a um agravamento nas hospitalizações e, portanto, tristemente nas mortes”.
Adiantou que a nova variante está “a crescer muito mais rapidamente” do que a Delta e as análises iniciais sugerem que os casos podem dobrar a cada 2,5 a três dias.
De acordo com as novas regras, as máscaras serão exigidas em ambientes mais públicos – incluindo teatros e cinemas – a partir de sexta-feira e a partir de segunda-feira, as pessoas serão solicitadas a trabalhar em casa sempre que possível.
O ‘NHS Covid Pass’ também será necessário para entradas em casas noturnas, locais interiores sem assento com mais de 500 pessoas, locais externos sem assento com mais de 4.000 pessoas e qualquer evento com mais de 10.000 pessoas a partir da próxima quarta-feira.
Johnson disse ainda que as festas de Natal e presépios ainda podem acontecer – desde que a orientação contra o Covid seja seguida.
As medidas aplicam-se a Inglaterra, enquanto as regras na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, que têm sido mais apertadas, são da responsabilidade dos respetivos governos autónomos.
O Reino Unido registou o seu maior aumento diário de casos da Ómicron, depois do Governo ter introduzido novas medidas do seu Plano B para lidar com a disseminação da nova variante.
A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido informou que foram confirmados mais 249 casos da variante Ómicron em todo o Reino Unido nas últimas 24 horas. Todos os novos casos foram registados na Inglaterra, exceto um na Escócia.
Os números mais recentes representam um aumento de 90 por cento no número de casos diários, depois de 131 novos terem sido notificados ontem. Isso traz o número total de casos Ómicron confirmados no Reino Unido para 817.
Sajid Javid, o secretário de Saúde, defendeu a mudança repentina na abordagem do Governo para combater o vírus na Inglaterra e disse que foram “sempre claros, assim que os dados mudassem e se movessem na direção errada e indicassem que o NHS pudesse estar sob pressão insustentável… agiríamos e implementaríamos o Plano B.”