A abertura parcial da linha, que promete reduzir o tempo de viagem dos passageiros, será já em maio deste ano.
A nova linha de metro Elizabeth Line, também conhecida como Crossrail, vai ligar Reading e Heathrow, no oeste, através do centro de Londres, a Shenfield e Abbey Wood, no leste.
Os novos transportes vão conseguir transportar mais 1500 passageiros, 450 dos quais sentados. Esta nova forma de viajar, vai permitir que se chegue ao centro da cidade em apenas 45 minutos, reduzindo os tempos de viagem. Por exemplo, uma viagem de Canary Wharf a Heathrow pode durar apenas 38 minutos.
O mesmo trajeto feito sem a nova linha demoraria pelo mais uma hora nas linhas subterrâneas atuais e mais do dobro se fosse feita num táxi, mesmo com o trânsito normal.
A abertura da linha, prevista para maio deste ano, não vai ser total: numa primeira fase, vão andar apenas 12 comboios por hora, circulando em cada direção pelos túneis londrinos entre Abbey Wood e Paddington. A completa circulação na Crossrail prolongar-se-à até maio de 2023, quando andarem 24 comboios por hora em cada direção por toda a linha.
Quando estiver totalmente operacional, aumentará a capacidade metropolitana de Londres em 10 por cento. Espera-se que cerca de 200 milhões de passageiros por ano usem o Crossrail, embora estas previsões tenham sido feitas pré-pandemia, surgindo agora a problemática do teletrabalho.
Fonte: Por Sara Nunes, Revista Visão
Leia o artigo na íntegra, aqui