Uso da máscara em locais fechados deixa de ser obrigatório.
A partir desta quinta-feira, 27, deixam de estar em vigor as restrições sanitárias de combate ao coronavírus como, por exemplo, o uso das máscaras em todos os locais fechados ou o passe sanitário para discotecas, campos de futebol e grandes eventos.
O número de casos positivos de covid-19 caiu drasticamente nas últimas duas semanas e, embora ainda em níveis elevados, encontram-se estabilizados, acreditam as autoridades britânicas. Os passageiros da rede de transportes de Londres continuam a ter de usar máscara, mas estas deixarão de ser obrigatórias nas salas de aula. As pessoas podem voltar aos escritórios e os negócios esperam voltar a funcionar em pleno.
Nas ruas de Londres em torno da Catedral de St. Paul, houve apoio geral para o levantamento das restrições, quando mais de 37 milhões de pessoas já têm a vacina de reforço. “Penso que é uma coisa realmente boa”, disse à AFP Elizabeth Hynes, de 71 anos. “Estava a subir os elevadores aqui na catedral e estava a olhar para todos os espetáculos a serem anunciados e eu pensei ‘como é maravilhoso, é como nos velhos tempos'”, disse.
As restrições tinham sido levantadas no verão de 2021, o chamado ‘Freedom Day’ (Dia da Liberdade), mas as autoridades viram-se obrigadas a reintroduzi-las pouco tempo depois, com a chegada da variante Omicron, altamente contagiosa.
O Ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, acredita que a população está protegida. “As nossas vacinas, testes e antivirais garantem que temos algumas das defesas mais fortes da Europa e permitem-nos regressar cautelosamente ao plano A, restaurando mais liberdades neste país”, garantiu.
Apesar do levantamento das restrições, os que testam positivo para a covid-19 devem ainda isolar-se durante um período mínimo de cinco dias.