A decisão de dar a conhecer pela primeira vez o evento a Portugal foi oficialmente confirmada pelo Conselho Executivo da ANOC na sua reunião de Madrid.
Cascais, situada a 32 quilómetros de Lisboa, capital de Portugal, também vai acolher os Prémios ANOC 2024, que passam a ser realizados de dois em dois anos, coincidindo com os Jogos Olímpicos, e não anualmente.
“Estamos muito satisfeitos por confirmar Cascais como anfitriã da Assembleia Geral da ANOC do próximo ano”, disse o Presidente da ANOC, Robin Mitchell.
“A ANOC tem uma colaboração muito positiva com o Comité Olímpico de Portugal e ficámos impressionados com a excelente proposta que apresentaram para acolher o evento. “Não temos dúvidas de que irão organizar uma fantástica Assembleia Geral e os CONs terão uma estadia muito produtiva e agradável em Cascais.”
José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal, mostrou-se muito satisfeito com o facto de o evento se realizar numa cidade conhecida pelo seu turismo e cuja marina já acolheu eventos como a Taça América.
A história de Cascais como popular estância balnear teve origem na década de 1870, quando o rei Luís I de Portugal e a família real do país fizeram da cidade costeira a sua residência todos os meses de setembro.
Cascais é conhecida pelos muitos membros da realeza que lá viveram, incluindo o rei Eduardo VIII do Reino Unido, quando era duque de Windsor, o rei Juan Carlos I de Espanha e o rei Humberto II de Itália. Afirma-se que o Hotel Palácio Estoril em Cascais deu ao escritor Ian Fleming a inspiração para o seu primeiro romance de James Bond, Casino Royale.
“Sentimo-nos honrados por termos sido nomeados pela ANOC para acolher a sua Assembleia Geral em Cascais, um evento que tem uma grande importância”, disse Constantino.
“Esperamos ter uma colaboração muito positiva na construção do evento, onde o Movimento Olímpico poderá consolidar sua visão de um futuro mais sustentável tanto no desporto quanto para a sociedade.”
As datas do evento devem ser divulgadas em breve.
A Assembleia Geral da ANOC deste ano está agendada para Bali entre os dias 13 e 15 de agosto, após os Jogos Mundiais de Praia na ilha indonésia.
Durante a reunião, o Conselho Executivo aprovou a composição das suas novas Comissões da ANOC que incluem a introdução de duas novas Comissões: a Comissão de Sustentabilidade da ANOC e o Grupo de Trabalho Técnico e Coach da ANOC.
“Hoje foi mais uma reunião do Conselho Executivo muito produtiva e reforçou o importante papel que a ANOC tem a desempenhar no Movimento Olímpico”, disse Mitchell.
“Ao longo de nossas discussões, a mensagem de união e solidariedade foi um tema recorrente. Enfrentamos tempos desafiadores, mas é imperativo que permaneçamos unidos e focados no apoio aos atletas.”