Telma Monteiro conseguiu a 24.ª medalha olímpica da história do desporto português.
A judoca Telma Monteiro conquistou, esta segunda-feira, no Brasil, a primeira medalha para Portugal nesta edição dos Jogos Olímpicos, ao vencer a atleta romena Corina Caprioriu.
A prestação de Telma Monteiro nos Jogos Olímpicos começou de melhor positiva ao eliminar a neozelandesa Darcina Manuel, 25.ª do rankingmundial, na segunda ronda do torneio. Nos quartos-de-final, a judoca portuguesa, oitava da hierarquia, perdeu a hipótese de lutar pela medalha de ouro de e de prata, ao ser eliminada pela líder do ranking, Sumiya Dorjsuren. No combate de repescagem, Telma Monteiro venceu a francesa Automne Pavia, que perdeu com a japonesa Matsumoto.
Depois de cinco medalhas em Mundiais e 11 em Europeus, a judoca do Benfica arrebatou, finalmente, o ‘metal’ olímpico, depois do 12.º lugar de Atenas2004 e do nono em Pequim2008, ainda na categoria de -52kg, e do 17.º em Londres2012.
Portugal passou a contar quatro medalhas de ouro, oito de prata e 12 de bronze, duas das quais no judo, com Telma Monteiro a juntar-se a Nuno Delgado, terceiro em -81kg em Sydney2000.