A especialidade gastronómica japonesa terá sido inspirada numa receita levada para o Japão por missionários portugueses.
Numa altura em que os contactos antepassados entre portugueses e japoneses estão a ser mais mediatizados do que nunca, devido ao filme “Silêncio”, de Martin Scorsese, surge nova oportunidade para se focar a origem portuguesa de uma das especialidades gastronómicas mais reconhecidas do Japão. Segundo alguns dos gastrónomos mais reputados do planeta, a criação da agora tão famosa tempura foi inspirada nos peixinhos da horta, receita levada para o Japão por missionários portugueses, no século XVI.
Os peixinhos da horta são um dos petiscos que, ao primeiro contacto, poderão enganar os menos familiarizados com ementas tradicionais portuguesas, uma vez que este petisco não leva qualquer tipo de peixe. O nome deve-se à apresentação do feijão verde em polme (envolvido em ovo e farinha), que o torna semelhante a pequenos peixes fritos.
O filme “Silêncio”, que retrata a história de padres jesuítas portugueses perseguidos durante a missão no Japão, no século XVII, é um dos temas em destaque na Revista PORT.COM deste mês.
































