Com muita música, danças folclóricas, comidas típicas e artesanato, a Festa de Portugal agitará a região do Valongo, no Brasil, no sábado e domingo.
O Centro Histórico de Santos recebe, no próximo fim de semana, o maior e mais tradicional evento da comunidade lusitana na região.
Na 15ª edição, o evento é realizado em prol da Escola Portuguesa. Pela primeira vez, a cerimónia de abertura será feita dois dias antes do início da festa, hoje, às 19H00, no teatro do Sesc Santos, com a atuação gratuita do músico Ricardo Araújo.
Para amanhã a organização programou uma iniciativa para resgatar a tradição da sardinha portuguesa na brasa, na rua, com músicos a tocar concertinas, que terá lugar no Bulevar da Rua XV de novembro, em frente ao restaurante Tasca do Porto, das 18H30 às 22H00.
Na mesma noite, será inaugurada a exposição “Festa de Portugal em Santos: um encontro de gerações”, com imagens do fotógrafo Rodrigo Francisco. A mostra poderá ser visitada, gratuitamente, no hall de entrada da Construtora Phoenix (Rua XV de Novembro, 141), na sexta, das 18H00 às 22H00 e no sábado e domingo, das 10H00 às 18H00.
José Augusto do Rosário, presidente da Escola Portuguesa e organizador do evento, sublinha que a Festa de Portugal já é uma tradição na cidade e visa manter a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista.
Atualmente, existem cerca de 50 mil cidadãos portugueses ou luso descendentes espalhados por toda a Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas podem chegar a 90 mil, considerando os descendentes com condições para obter a dupla nacionalidade.
Gastronomia
Um dos principais destaques, além da programação cultural, é a gastronomia. Pelo segundo ano consecutivo, a Praça de Alimentação ficará no Arcos do Valongo, num ambiente coberto, com mesas e cadeiras. No local, serão vendidos diversos pratos como arroz de braga, bolinho de bacalhau, sardinha na brasa, caldo verde; doces típicos, além de vinho, cerveja, refrigerantes e água. Estarão presentes neste espaço o Restaurante Almeida, o Bar Goiás, a Manteigaria do Porto, a Vinhos e Tais, o Rei do Café, a Donana Sopas, a Casa da Madeira, o Típico Madeirense e a Escola Portuguesa, com três barracas a vender pastéis de nata e doces conventuais, arroz de braga e sardinha na brasa.
No mesmo local, haverá atividades para as crianças. Este ano terá pela primeira vez leitura de histórias com contos portugueses e oficinas, além de uma feira de artesanato com produtos lusitanos.
Outra praça de alimentação com comidas típicas também será montada nas dependências do Santuário Santo Antônio do Valongo, onde as barracas e restaurante da igreja vão servir pratos típicos, além de um stand do Laticínio Marcelo e outro da Escola Portuguesa, que vai vender doces.
Quem vai marcar presença na Festa de Portugal, pela primeira vez, é a Rota da Cerveja Artesanal, com as marcas Estiva, Everbrew, Santista, Jurássica e Filomena espalhadas por diversos pontos do evento.
A Festa de Portugal é organizada pela Escola Portuguesa, tem corealização da Prefeitura de Santos, apoio institucional das Comunidades Portuguesas e patrocínio master da Fixe.
Programa
Dia 8/6 (Sábado)
Palco – Largo Marquês de Monte Alegre
10h00 – Cortejo com o Bonde Português, partindo da Praça Mauá até o local da festa
11h00 – Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa
13h00 – Música Portuguesa com Zago Art Show
13h30 – Rancho Folclórico Veteranos Apaixonados Pelo Folclore
14h30- Banda Canto Portugal
15h30- Rancho Folclórico Cruz de Malta
16h30- Grupo Fado Por Acaso
17h00 – Rancho Folclórico Casa do Brunhosinho
18h00 – Banda Alma Lusíada
Espaço para os Miúdos – Arcos do Valongo
12h30- Leitura de Histórias e oficina de confeção de brinquedos com Camila Genaro
9/6 (Domingo)
Palco – Largo Marquês de Monte Alegre
10h00 – Coral do Centro Cultural Português de Santos
11h00 – Música Portuguesa com Tirolli Band
13h00 – Rancho Folclórico Verde Gaio
14h00 – Andreza Mariano e Banda
15h00 – Rancho Folclórico Casa de Portugal de Praia Grande
16h00 – Ana Carla Lemos (fado)
17h30 – Rancho Folclórico Típico Madeirense
Espaço para os Miúdos – Arcos do Valongo
12h30 – Leitura de Histórias e oficina de confeção de brinquedos com Camila Genaro