Este novo espaço procura contar a história do sapato desde a pré-história até ao século XXI, abordando a sua evolução não apenas enquanto objeto fabril, mas também no contexto dos usos e costumes sociais de cada época.
A cidade de São João da Madeira inaugura, hoje, às 11h00 (hora portuguesa), o Museu do Calçado. Instalado na Torre da Oliva, resulta de um investimento de um milhão de euros e integra uma coleção com mais de 8 600 peças de origem nacional e estrangeira, sendo que na sua primeira temporada terá em exposição nove máquinas industriais, 42 obras de arte, 77 ferramentas e mais de 500 sapatos.
Para assinalar a concretização do projeto, estão já distribuídos pela cidade 12 sapatos femininos com salto agulha, cada um dos quais com uma altura de 2,40 metros e decorado por artistas como Yola Pérez, Flora Cebrián e Jorge Iglesias – convidados para o efeito pelo Instituto Tecnológico do Calçado e Indústrias Conexas, de Espanha, ao qual cabe a ideia original dessa exposição urbana.
A primeira mostra temporária do museu cabe ao designer português Luís Onofre, numa sala que o novo museu tem reservada para mostras temporárias regulares sobre o percurso biográfico e profissional de reputados estilistas nacionais e estrangeiros.
O Museu do Calçado procura contar a história do sapato desde a pré-história até ao século XXI, abordando a sua evolução não apenas enquanto objeto fabril, mas também no contexto dos usos e costumes sociais de cada época.
































