De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) o céu deverá manter-se pouco nublado ou limpo, nos próximos dias, não estando prevista precipitação. A juntar a este cenário pouco comum para esta altura, a próxima semana trará temperaturas “acima da média”.
Segundo avançou esta sexta-feira o “Observador”, na próxima semana as temperaturas vão subir, continuando com esta tendência pelo menos até ao próximo sábado (12 de fevereiro), “com muitas regiões do país a registar máximas acima dos 20 graus”.
Faro poderá chegar aos 21 graus, entre quarta e sexta-feira que vem, Évora e Lisboa vão oscilar entre os 20 e os 21 graus e a cidade do Porto poderá atingir os 18 graus durante a semana.
Depois de céu muito nublado e previsão de precipitação no litoral Norte, em particular no Minho e na região Sul, em particular no Algarve desta sexta-feira (4), o sol volta para ficar, não se prevendo qualquer chuva para os próximos dias, adianta o IPMA.
Segundo o ‘Sistema de Notificação de Observações Atmosféricas’ de Espanha, a falta de chuva que se tem verificado deve-se a um anticiclone, um centro de altas pressões, que está posicionado no nordeste do Atlântico e que provoca um “bloqueio atmosférico”, impedindo a circulação de tempestades na Península Ibérica.