A secretária de Estado da Segurança Social inicia esta semana uma visita a Díli no âmbito do fortalecimento das relações bilaterais neste setor e quando está a ser negociado o novo programa de cooperação de Portugal nesta matéria.
Cláudia Joaquim estará, a partir de amanhã, em Timor-Leste em representação do ministro José António Vieira da Silva, a convite da ministra timorense, Armanda Berta dos Santos.
A agenda inclui a visita a centros de ação social em vários pontos do país e incluirá a inauguração do primeiro Bloco do Centro Comunitário de Same, a sul de Díli, financiado com apoio português.
A secretária de Estado da Segurança Social é esperada amanhã em Díli, dia em que terá encontros com o embaixador José Pedro Machado Vieira e com a ministra e vice-ministra da Solidariedade Social, respetivamente Armanda Berta dos Santos e Signi Chandrawati Verdeal.
No dia 11, a delegação da secretária de Estado desloca-se a Manatuto e a Baucau, a leste de Díli onde tem previstas visitas a centros de ação social e no dia seguinte estará de novo na capital onde visitará, entre outros espaços, o Centro Nacional de Reabilitação e o Centro Juvenil Padre António Vieira.
A agenda prevê uma deslocação a Same, a sul da capital, no sábado para o lançamento da primeira pedra de um novo bloco do Centro Lorosa’e.
Igualmente prevista está uma deslocação, na próxima segunda-feira, ao enclave de Oecusse-Ambeno onde, entre outros momentos, tem previstas visitas a centros sociais.
Um dos pontos altos da visita ocorre a 16 de abril quando se realiza uma Conferência Sobre Segurança Social, promovida pelo Ministério da Solidariedade Social e Inclusão pelo Instituto Nacional de Segurança Social.