Amanhã, a Escola Secundária Jácome Ratton, em Tomar, será palco da conferência “Há Mar e Mar, há ir e Voltar”.
Portugal sempre foi uma terra de descobertas e descobridores. A ambição pelo desconhecido e a busca por uma vida melhor estão profundamente enraizadas no nosso ADN português. No entanto, nas últimas décadas, essa tendência de emigração tem sido impulsionada não apenas pelo espírito aventureiro, mas também por questões socioeconómicas que condicionam a vida dos portugueses.
A baixa competitividade salarial para os jovens no mercado de trabalho nacional, a dificuldade em garantir condições dignas de habitação e a carga fiscal elevada são alguns dos fatores que têm levado muitos a “embalar a trouxa e zarpar”, como diria Zeca Afonso.
Nesse sentido, a Escola Secundária Jácome Ratton, em Tomar, será palco da conferência “Há Mar e Mar, há ir e Voltar”, no dia 21 de maio, às 16H30, com a presença de José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, e Vânia Neto, eurodeputada, onde serão debatidos temas em torno da Europa, como a emigração portuguesa, programas ERASMUS e Regressar e iniciativas europeias para apoiar os jovens.
Esta será uma oportunidade única para ouvir especialistas e decisores políticos sobre temas especialmente relevantes, não só pelo contexto que vivemos, mas também pelas Eleições para o Parlamento Europeu do próximo dia 9 de junho.