Emmanuel Macron e Marine Le Pen voltam a enfrentar-se, este domingo, nas urnas, na segunda volta que irá decidir quem será o presidente de França.
Macron e Le Pen tiveram o maior número de votos na primeira votação (que se realizou no passado dia 10), mas nenhum obteve mais do que 50%, e vão por isso hoje à segunda ronda. Esta não é a única votação nacional que a França realiza este ano – as eleições parlamentares também devem ocorrer em junho
De acordo com sondagens o atual presidente francês deverá garantir a reeleição, com cerca de 55% dos votos, no entanto, a oponente de extrema-direita apresenta melhores resultados, comparando com as eleições de 2017.
Em 2017, Emmanuel Macron venceu na segunda volta as eleições em França, com 66% dos votos, tendo Marine Le Pen reconhecido a derrota pouco depois da divulgação das sondagens à boca das urnas.
As últimas sondagens, divulgadas na sexta-feira (22) (último dia que a lei permite divulgação), apontam para que Macron saia novamente vitorioso, mas por uma margem menor:
Instituto Elabe
Emmanuel Macron (Em Marcha): 55,5%
Marine Le Pen (Reunião Nacional): 44,5%
Ifop-Fiducial
Emmanuel Macron (Em Marcha): 55%
Marine Le Pen (Reunião Nacional): 45%
Ipsos
Emmanuel Macron (Em Marcha): 57%
Marine Le Pen (Reunião Nacional): 43%
A ser novamente eleito Presidente, Macron vai governar uma França “dividida”, já que grande parte dos seus eleitores apenas votam no candidato por falta de opção, segundo um levantamento do BVA Opinion, ressaltando este organismo que 66% querem que ele perca a maioria parlamentar nas eleições legislativas de junho.