A companhia de seguros Fidelidade assinou um acordo para a compra de 51% da seguradora peruana La Positiva Seguros y Reaseguros, constituindo assim o primeiro passo no processo que permitirá a entrada no mercado Latino-Americano, e reforçar a sua estratégia de expansão internacional.
O objetivo é a aquisição de uma posição de controlo desta seguradora Latino-Americana e para Jorge Magalhães Correia, presidente da FIDELIDADE, este é mais um passo na estratégia de internacionalização em curso «aproveitando as condições de crescimento económico sustentado do mercado peruano, e marca o início da nossa expansão na América Latina».
Recorde-se que La Positiva é o quarto maior grupo do setor segurador no Perú, com uma quota de mercado de 11%; prémios consolidados que ultrapassam os 500 milhões de dólares; investimentos de 1,2 mil milhões de dólares e mais de 4,3 milhões de segurados. A seguradora está presente no Perú, Bolívia, Paraguai e Nicarágua.
A Fidelidade, cujas origens remontam a 1808, é a seguradora líder no mercado segurador em Portugal, com 32% de quota de mercado. Com receitas superiores a 3.700 milhões de euros em 2016, possui ativos superiores a 15.9 mil milhões de euros; um património que supera os 2.000 milhões de euros e mais de 3.000 funcionários.
O acionista maioritário da FIDELIDADE é a Fosun International Limited, uma empresa multinacional cotada em Hong Kong desde 2007. Fundada em 1992, os ativos totais da Fosun excedem RMB500 mil milhões (US$75 mil milhões). Com as suas raízes na China, a Fosun tem investimentos em indústrias como seguros, banca, cuidados médicos, farmacêutica e turismo, entre outras.