Chefes de Estado do Senegal e Cabo Verde querem estudar a criação de ligações marítimas para passageiros e mercadorias, anunciaram numa declaração conjunta, na Praia.
Os chefes de Estado do Senegal e Cabo Verde querem estudar a criação de ligações marítimas para passageiros e mercadorias, anunciaram numa declaração conjunta, na Praia, assunto recorrente entre os dois países.
“No âmbito do reforço das relações comerciais, queremos trabalhar na abertura de uma ligação marítima entre Dacar e Praia e mesmo para outras ilhas”, referiu o Presidente senegalês, Bassirou Diomaye Faye.
A declaração foi feita no Palácio da Presidência, no Plateau, centro histórico da capital cabo-verdiana, no âmbito de uma visita do chefe de Estado senegalês. “A via marítima oferece oportunidades de circulação muito grandes a nível das pessoas e mercadorias”, disse Faye, encaminhando o assunto para a comissão mista entre os dois países, que deve voltar a reunir-se. A troca de bens entre os dois países ficará a ganhar, assim como o turismo cabo-verdiano e a integração regional, acrescentou.
A criação de ligações marítimas é um assunto recorrente nas relações entre os dois países: em 2021, os chefes da diplomacia de Cabo Verde e Senegal identificaram o transporte através do Atlântico como um dos pontos para reforço da cooperação bilateral, mas sem avanços.
O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, classificou a visita de “histórica e estratégica” face à “possibilidade de reforço das relações entre os dois países, designadamente através de ligações marítimas”, depois dos avanços feitos através do transporte aéreo.
“Há também a possibilidade de cooperarmos e articularmos posições, tanto no quadro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental [CEDEAO] como da União Africana [UA]”, acrescentou.
A visita de Bassirou Diomaye Faye tem duração prevista de algumas horas e faz parte de um périplo, que ainda hoje o leva até à Guiné-Conacri, depois de ter assumido funções a 2 de abril.
Desde a investidura, o chefe de Estado senegalês tem visitado países vizinhos como a Mauritânia, Gâmbia, Guiné-Bissau e Costa do Marfim, bem como ao Gana e a Nigéria.
O Senegal é uma das maiores economias da costa ocidental africana e é o país mais próximo de Cabo Verde. Dacar e Praia estão separados por 650 quilómetros de oceano Atlântico, mantêm relações históricas e acolhem reciprocamente grandes comunidades das respetivas diásporas.