A iniciativa partiu de um médico que reparou que a taxa de inscrição dos portugueses nos centros de saúde era baixa e que deixavam agravar doenças por falta de acompanhamento.
Os serviços de saúde de Lambeth, na zona sul de Londres, lançaram um folheto em língua portuguesa com o objetivo de incentivar a numerosa comunidade portuguesa naquela zona a inscrever-se nos postos médicos locais. O folheto contém indicações sobre como registar-se no posto médico para ter acesso a um médico de família e, consequentemente, ao sistema nacional de saúde britânico, que é gratuito.
Além disso, o documento contém informações sobre o funcionamento do sistema de saúde, nomeadamente as alternativas aos médicos de família para casos de emergência e o acesso a exames ou vacinas.
A iniciativa foi de Vikesh Sharma, um médico com consultório em Lambeth, depois de se aperceber de alguns problemas da comunidade portuguesa. Em Lambeth, um sexto dos cerca de 300 mil habitantes fala português, mas no centro de saúde Grantham Centre Practice a percentagem é ainda mais elevada: um terço dos 6 000 utentes são lusófonos.
Apesar destes números, o médico reparou que a taxa de inscrição dos portugueses nos centros de saúde era baixa e que estes recorriam frequentemente aos serviços de emergência dos hospitais e que deixavam agravar doenças por falta de acompanhamento. O folheto procura dar resposta a estes problemas e espera-se que a iniciativa ajude a ultrapassar a falta de confiança dos portugueses no uso dos serviços de saúde britânicos.