Depois de atracar pela primeira vez em águas cabo-verdianas a 14 de abril, a Marinha Portuguesa anunciou que o “Arpão”, que participa na iniciativa ‘Mar Aberto’, no Atlântico Sul, “atravessou pela primeira vez o equador.
“O NRP Arpão é o primeiro submarino português a realizar uma missão deste tipo, sendo também a primeira vez que um submarino nacional atravessa o Equador, colocando à prova a capacidade logística operacional da Marinha”.
Até ao início de agosto, o submarino português vai percorrer “mais de 13 mil milhas”, vai “realizar cerca de 2.500 horas de navegação” e vai visitar “dois continentes e cinco países”.
Cabo Verde foi o primeiro país, seguido do Brasil, pelo Atlântico Sul, onde fará a travessia para a Cidade do Cabo, a participar nas comemorações do 10 de Junho [Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na África do Sul]. Angola e Marrocos são outros destinos incluídos na rota “Arpão”.
Esta iniciativa vai contribuir “para o reforço das relações de cooperação militar e diplomática entre Portugal e cada um dos países visitados”, sustentou a Marinha.
O submarino português “Arpão” tem uma tripulação de 35 pessoas, incluindo três mulheres.