As edições anteriores dos Diálogos com as Comunidades tiveram lugar na Bélgica, no Reino Unido (Londres e Manchester) e no Luxemburgo.
A quarta edição da iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, “Diálogos com as Comunidades”, realiza-se na Suíça, com três sessões: em Renens (Lausanne), Berna e Zurique.
“O programa foi preparado tendo por base uma identificação das dificuldades que mais afetam os portugueses naquele país: os assuntos fiscais, a segurança social e o trabalho, o ensino da língua portuguesa, o associativismo e a participação cívica e política”, refere o comunicado enviado pela Secretaria de Estado das Comunidades (SEC).
Ontem, dia 15 de fevereiro, o evento realizou-se em Renens. Estiveram presentes, em representação do Governo, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.
As sessões contam ainda com a participação do presidente do Camões I.P., Luís Faro Ramos, do diretor-geral de Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Júlio Vilela, além de um representante do Gabinete da Secretária de Estado da Segurança Social.
Segundo a SEC, “esta iniciativa tem com objetivo cultivar um diálogo mais estruturado e sistemático com os portugueses no mundo e dar expressão concreta, nas políticas públicas, às suas necessidades”.
Hoje, para além dos Diálogos com as Comunidades em Berna, o programa conta com dois encontros do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas: primeiro com o vice-presidente do Conselho de Estado de Friburgo, Jean-Pierre Siggen e depois com a presidente do Sindicato UNIA, Vania Alleva, e com a responsável daquele sindicato para a área da migração e pelos filiados portugueses, Marília Mendes.
Os Diálogos com as Comunidades terminam amanhã, em Zurique. À margem do programa, terão lugar encontros com representantes de autoridades governamentais suíças e com representantes sindicais.