O surfista sul-africano Grant Baker, venceu a prova da Nazaré do circuito mundial de ondas gigantes, conseguindo superar os adversários na grande final, que contou com os portugueses Alex Botelho e João de Macedo.
Grant Baker conseguiu uma pontuação total de 25,04 pontos, deixando o brasileiro Lucas Chianca (que tinha vencido a última edição da prova) no segundo lugar (23,31 pontos) e o basco Natxo Gonzalez no terceiro (22,71 pontos).
Os portugueses Alex Botelho (22,06 pontos) e João de Macedo (20,87 pontos) terminaram no quarto e quinto lugares, respetivamente, ficando apenas à frente do australiano Russell Bierke (18,89 pontos), sexto classificado.
Numa final com as maiores ondas a aproximarem-se dos 15 metros, a Nazaré recebeu pela terceira vez uma prova deste circuito, que conta com mais duas etapas: Mavericks, na Califórnia, e Jaws, no Havai, estando o período de espera em curso até 31 de março de 2019.
Cada ‘heat’ da prova, que tem um prémio monetário de 100.000 dólares (88.213 euros, ao câmbio de hoje), opõe seis surfistas, durante 45 minutos, qualificando-se para as rondas seguintes os três primeiros colocados.
A final da prova, que prevê ainda a atribuição de um prémio de 1.000 euros para o protagonista da onda mais desafiante, teve uma duração de 60 minutos e contou com ‘big riders’ (surfistas de ondas grandes) de Portugal, Brasil, Espanha, Austrália e África do Sul.
O australiano Jamie Mitchell venceu a primeira edição da competição nazarena, em dezembro de 2016, e o brasileiro Lucas Chianca a da época passada, em fevereiro último.
































