Dezenas de estrangeiros residentes em Tábua e concelhos vizinhos vão participar no 3.º Encontro de Culturas, entre os dias 19 e 21, dando a conhecer as suas artes e gastronomia.
Com entrada livre, o Encontro de Culturas vai decorrer no Centro Cultural e no Jardim Sarah Beirão, na vila do distrito de Coimbra, com diferentes atividades nas áreas da música, pintura, escultura, fotografia e artesanato, entre outras.
O presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, recordou que a primeira edição do Encontro de Culturas “foi realizada a título experimental”, em 2015, na sequência dos cursos de Português para estrangeiros que a autarquia começou a promover na altura.
“Queremos aprender com eles o que sabem e têm de bom, e também eles podem aprender connosco”, adiantou Mário Loureiro, para realçar que a iniciativa conta também com a participação de portugueses.
O encontro proporcionará “três dias de animação”, em que as comunidades minoritárias radicadas em Tábua – oriundas sobretudo do Reino Unido, Bélgica e Holanda, entre outros países europeus, mas também do Canadá – pretendem envolver outros amigos residentes na região, disse.
Mário Loureiro salientou, a propósito, “o trabalho e o investimento efeito no concelho”, nos últimos anos, pelos novos residentes, muitos dos quais “recuperaram quintas e casas abandonadas”, transformando-as em “espaços muito interessantes”, alguns destinados ao alojamento rural.
“Da pintura ao artesanato, da animação aos almoços e jantares com a família e amigos, todas as desculpas são boas para vir até Tábua conhecer o que a nossa comunidade estrangeira, assim como a local, têm para oferecer”, refere a autarquia em comunicado.
No Jardim Sarah Beirão, decorrerão espetáculos de música com Kotaz à Solta, Band of Rascals e Gabriell, bem como stand up com João Seabra e Óscar Branco.
Pela primeira vez, “a pensar nos apreciadores de sabores genuínos e tradicionais”, a organização associou ao evento o conceito de street food, com “barraquinhas de rua” onde as pessoas “poderão degustar algumas iguarias nacionais e internacionais”.
































