A Taste Atlas revelou o melhor dos melhores de 2023/2024, destacando a nossa culinária como uma das melhores cozinhas do mundo, logo a seguir à italiana, japonesa e grega.
Portugal tem uma das melhores cozinhas do mundo inteiro, de comer e chorar por mais, diz o último Top da TasteAtlas, a plataforma gastronómica que colocou Portugal no 4.º lugar, logo atrás da Itália, Japão e Grécia, respetivamente em 1.º, 2.º e 3.º lugares.
As classificações anuais da TasteAtlas sobre as melhores gastronomias do planeta, as melhores refeições ou as cidades mais gastronómicas colocou Portugal não só em 4.º lugar, como também nos lugares de destaque nos melhores pratos dos quatro cantos do mundo.
Para chegar até à quarta posição deste ranking, foram validadas 271.819 classificações de pratos (de 395.205) e 80.863 classificações de produtos alimentícios (de 115.660).
As 100 melhores cozinhas do mundo conseguiram as melhores classificações médias nos 50 pratos e produtos alimentícios mais bem avaliados.
Itália e Japão estiveram taco a taco com a mesma classificação média, mas a gastronomia italiana acabou por vencer devido a uma classificação mais elevada do seu prato mais bem avaliado, a pizza, claro.
Juntamente com o top das melhores cozinhas do mundo, também foram avaliados os melhores pratos, lista que tem duas presenças portuguesas: Amêijoas À Bulhão Pato em 12.º lugar e Carne de Porco À Alentejana em 25.º.
O prato mais bem avaliado em 2023 é o corte de carne brasileiro Picanha, ao qual se segue o pão malaio Roti Canai e o refogado tailandês Phat Kaphrao.
Portugal conseguiu ainda um incrível 5.º lugar nos melhores queijos do mundo, com o nosso famoso Serra da Estrela, apenas quatro lugares atrás do, novamente vencedor, Parmigiano Reggiano, de Itália.
O Queijo de Azeitão, em 19º, o Queijo de Serpa, em 65º, e o Queijo de Cabra Transmontano, em 81º, perfazem as restantes posições nacionais neste top de queijos à volta do mundo.


































