S. João da Madeira acolhe de 1 a 3 de junho, no encontro TecNet, dezenas de parques tecnológicos e científicos portugueses e espanhóis, numa parceria ibérica que a organização diz “inédita” e apostada na afirmação europeia desses equipamentos.
TecNet é uma iniciativa nacional dedicada à tecnologia e à criatividade que se propõe a abordar as tendências decisivas para o setor e, segundo declarou em conferência de imprensa a presidente da TecParques – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia, será o primeiro evento nacional do género a resultar de uma organização conjunta por entidades de Portugal e de Espanha.
“Esta iniciativa é inédita e o que se pretende é criar condições para que a valorização dos parques tecnológicos portugueses e espanhóis saia reforçada (…) e tenhamos uma expressão mais forte no contexto europeu”, afirmou Maria do Céu Albuquerque.
“Sentimos, tanto do lado português como do espanhol, uma grande motivação para trabalharmos em conjunto, (…) numa competição salutar para promoção do desenvolvimento”, realçou.
Felipe Romera, presidente da APTE – Associação de Parques Tecnológicos e Científicos de Espanha e diretor também da IASP – Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação, confirmou esse objetivo comum: “A ideia é estabelecer uma aliança ibérica não só entre parques científicos e tecnológicos, mas também entre universidades, governos e agentes de inovação nos dois países”.
O ‘business camp’ TecNet dedicará o 1 de junho ao Encontro Ibérico de Parques Tecnológicos, cujo acesso está reservado aos respetivos participantes, enquanto os dias 2 e 3 irão envolver um intenso programa de atividades que, aberto ao público mediante inscrição paga, incluirá uma mostra de produtos e serviços por empresas tecnológicas e start-ups, espaços de networking, sessões de pitching para a próxima edição da conferência WebSummit e diversos espaços de discussão em torno de estratégicas determinantes para o setor.
Entre os temas já anunciados para essa reflexão incluem-se: a indústria 4.0 e a filosofia de gestão ‘Lean Manufacturing’; os desafios que se colocam às indústrias têxtil e do calçado; novas oportunidades nas áreas do Turismo e da Indústria Agroalimentar; requisitos da cibersegurança; e a inovação na Administração Pública.
Marcado para a Torre da Oliva e já com a presença do Primeiro-Ministro confirmada, a edição de 2017 do TecNet resulta de uma organização envolvendo a autarquia local, o Sanjotec – Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira, a TecParques, a PortusPark e a APTE.
Ricardo Oliveira Figueiredo, presidente da Câmara de S. João da Madeira, espera receber no evento “mais de 1200 profissionais de empresas e start-ups portuguesas, espanholas e de outras nacionalidades”.
			
			































