O consórcio Teixeira Duarte/Feel Afrika, vencedor do concurso para exploração e gestão do Talatona Convention Hotel (HCTA), vai investir cerca de 10 milhões de dólares americanos (quase 10 milhões de euros) no complexo hoteleiro.
Segundo o empresário Jaime Freitas, da Feel Afrika, o hotel, que já sofreu obras de remodelação, deverá abrir no dia 15 de julho, estando neste momento em formação cerca de 100 colaboradores recém-contratados.
Inaugurado em 2009, o HCTA representou, na altura, um investimento de USD 200 milhões e foi o primeiro hotel de cinco estrelas em Angola.
Foi um dos ativos que a petrolífera estatal Sonangol decidiu alienar no âmbito do Programa de Privatização do governo angolano, optando por uma concessão de cinco anos com opção de compra.
De acordo com o site do Instituto de Gestão do Património e Participação do Estado (IGAPE), o valor atribuído ao consórcio, que será o preço de referência da opção de compra, foi de 17,8 mil milhões de kwanzas (41 milhões de euros).
Citado pelo ECO, Freitas disse que o consórcio se comprometeu a investir 10 milhões de dólares, dos quais já gastou mais de 1 milhão de dólares em obras de remodelação e equipamentos, dado que o edifício estava vazio.
O empresário salientou que a parceria com a Teixeira Duarte (que detém três hotéis em Angola através da TD Hotels) foi decisiva, tanto pela experiência do grupo no setor hoteleiro como na construção, permitindo a realização da obra num curto espaço de tempo.
“Sou uma das pessoas mais ligadas à hotelaria em Angola, e acredito que esta tem sido uma parceria que pode complementar e dar continuidade a outros projetos”, salientou.
O consórcio venceu ainda os concursos para a concessão de hotéis Infotur (Instituto de Promoção Turística) nas províncias da Huíla e Namibe, que também vão sofrer remodelações por fases.


































