Os luso-americanos ‘The Portuguese Kids’ vão lançar um novo espetáculo de comédia e nova digressão no outono, depois de uma passagem por Portugal durante o verão.
O espetáculo «vai ser completamente diferente» do que o grupo tem feito, explicou o porta-voz do grupo, Derrick DeMelo, referindo que haverá espaço para comédia “stand up”, música tocada ao vivo e maior participação da audiência.
Os “The Portuguese Kids”, que foram uma das principais atrações do Festival Português do Vale de São Joaquim, em Turlock, são conhecidos pelas músicas de paródia e comédia relacionada com as especificidades da comunidade de imigrantes portugueses nos Estados Unidos.
«Estamos a ir buscar coisas das nossas experiências pessoais e vamos partilhá-las», disse o luso-americano Derrick DeMelo, que prometeu um show mais “cru” e muito musical, em que os protagonistas vão falar de como é a vida numa família de imigrantes portugueses.
É com isso que as pessoas se identificam, afirmou o comediante, já que os fãs «cresceram com o mesmo» tipo de família. «Vamos fazer um pouco de terapia em palco», sugeriu.
Baseado no estado do Massachussetts, o grupo composto por Derrick DeMelo, Brian Martins e Al Sardinha vai levar as suas piadas a Portugal em julho, numa incursão que incluirá o território continental e a ilha de São Miguel.
«Não conseguimos andar na rua nos Açores sem sermos reconhecidos», disse o lusodescendente, referindo que a intenção é anunciar entre quatro a seis espetáculos para o público português.
Loja portuguesa em crescimento
Além do material de comédia, os “The Portugueses Kids” criaram também uma loja de produtos e merchandising portugueses, “ShopPortuguese”, que «está a levantar voo» e a crescer entre 40% e 60% ao ano.
Os produtos mais vendidos no site são os pastéis de nata, fabricados em Nova Iorque pelo luso-americano Joey Batista, dono do Joey Bats Café.
«Muitos dos consumidores que compram são americanos que visitaram Portugal e provaram», disse Derrick DeMelo, revelando que essa é uma história contada várias vezes pelos clientes em e-mails trocados após a compra. «Contam que foram a Lisboa e comeram um pastel de nata, apaixonaram-se e agora querem mais», disse.
A seleção de produtos alimentares tipicamente portugueses que têm grande procura no site inclui bolos levedos e linguiça, além de marcas populares como o Nestum, atum Bom Petisco, café Sical e bolacha Maria. «No próximo ano, calculamos que 30% a 40% das nossas receitas virão do site», frisou Derrick DeMelo.
O luso-americano salientou que o mercado de produtos portugueses vendidos online está a crescer, havendo vários sites deste tipo a competirem por consumidores não apenas da comunidade lusa, mas também do número crescente de norte-americanos que visitaram Portugal em turismo e ganharam interesse pela cultura e sabores do país.