O 10º Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) vai realizar-se em Guimarães, nos dias 8 e 9 de março de 2022, no Centro Cultural Vila Flor.
A Cidade Berço foi escolhida para esta nova edição, depois da passagem por diferentes regiões do país, numa organização da APECATE em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
O Presidente da APECATE, António Marques Vidal, admite uma discussão em torno do setor do turismo que vai ao encontro de “um momento de mudança e adaptação a um novo estilo de vida”, depois da pandemia que afetou de uma forma profunda o setor do Turismo.
São esperados cerca de 300 participantes neste evento, que abordará vários temas desde os Custos de Contexto, as necessidades de Ordenamento, a melhoria dos processos de promoção e venda, assim como a criação de redes com todos os intervenientes do Turismo.
De acordo com o Vereador do Turismo, “esta reunião magna dos associados da APECATE” é uma oportunidade de assistir “desde a primeira fila” às “condições da retoma do setor turístico e contribuir para a capacidade de novas respostas”.
“Queremos afirmar Guimarães como cidade de Congressos e Eventos através de um posicionamento estratégico. Ao longo deste programa serão organizadas visitas técnicas por vários espaços de Guimarães para que os operadores fiquem a conhecer as instalações que a cidade dispõe para o efeito”, com realce para o Centro Cultural Vila Flor, Centro das Artes José de Guimarães, o Multiusos, a Universidade do Minho e complementar com a oferta dos privados, refere Paulo Lopes Silva.
O vice-presidente Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, destacou a “feliz parceria” para a realização deste evento em Guimarães, enaltecendo as “excelentes condições dos espaços para a realização de congressos” e destacando a simbologia por acontecer na Cidade Berço essa discussão da retoma do turismo para o futuro de Portugal.
A APECATE é a associação que congrega e representa as empresas de congressos, animação turística e eventos de Portugal, potenciando o espaço de trabalho e apoio à promoção e à internacionalização, o lugar onde podem e devem desenvolver-se as sinergias entre as melhores empresas de Portugal.
A Associação é também voz das empresas portuguesas em várias instâncias europeias como a EC-OE (European Confederation of Outdoor Employers), de que é membro fundador e da LiveComAlliance. Pelos bons serviços prestados ao Turismo, a APECATE foi distinguida com a Medalha de Prata de Mérito Turístico.