Cabo Verde recebeu mais turistas provenientes de Portugal, no período entre julho e setembro deste ano, invertendo-se assim a tendência do Reino Unido como maior mercado emissor de turistas para aquele país.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a Ilha do Sal continuou a ser a preferida dos visitantes, com a taxa de acolhimento a atingir53,6% da procura.
Depois do Sal, a preferência dos portugueses recaiu sobre a ilha cabo-verdiana de Santiago, com 24,2%, e as restantes ilhas (juntas) a registarem apenas 7,9% da procura no período em análise.
Foi igualmente no terceiro trimestre de 2021 que os estabelecimentos hoteleiros acolheram perto de 47,398 hóspedes. Segundo o INE, “trata-se de uma variação positiva de 1.180,7%, comparativamente ao período homólogo do ano anterior.
No que se refere às dormidas, atingiram a cifra dos 234, 354, uma variação positiva de 3.094,9% comparativamente ao terceiro trimestre de 2020, adianta o instituto.
Até ao surgimento da pandemia, o maior mercado emissor de turistas para Cabo Verde era o inglês, mas a tendência terá sido alterada devido às restrições impostas pelo Reino Unido.