Desde o encerramento do projeto da revista COMUNIDADES, por motivos de saúde do seu fundador e proprietário, em agosto de 2023, foram efetuados vários contactos com OCS das comunidades no sentido de se poder entregar o projeto a uma entidade que lhe desse a devida continuidade.
Infelizmente e dada a situação precária da generalidade dos órgãos de comunicação social das comunidades portuguesas, não foi possível encontrar quem nos desse as garantias para a manutenção e continuidade do projeto com a qualidade ética e profissional que sempre praticámos, bem como a manutenção da performance praticada junto dos leitores em todas as comunidades e países da lusofonia. Face a esta situação resolvemos dar como finda esta possibilidade e retomarmos o projeto criando, para o efeito, nova estrutura com a contratação de profissionais, reformulando e adaptando o projeto às atuais circunstâncias do mercado.
Entretanto a empresa CEVID, proprietária e editora do projeto Comunidades continuou com a sua área autónoma de negócios de media (que vem praticando desde o ano de 2014 e é reconhecida a nível nacional como a única agência de meios especializada na emigração portuguesa) no apoio financeiro aos OCS das comunidades, através da compra de espaço publicitário para empresas portuguesas, agências de meios e Estado.
Sempre fomos empreendedores e mostrámos iniciativas, sendo de destacar as dedicadas e orientadas para as empresas nacionais que desejam internacionalizar os seus negócios através da diáspora portuguesa – Encontros de Investidores da Diáspora (agora Encontros PNAID) que se realizaram de 2016 a 2020 (4 em território nacional: Sintra, Viana do Castelo, Penafiel e Viseu e ainda 2 Encontros intercalares realizados nos Açores e na Madeira, respetivamente).
Ação de receção às famílias de Emigrantes (desde 2014), em Vilar Formoso, que vêm passar férias em Portugal e que todos os anos têm tido ampla cobertura mediática e que agora, com a ligação da AE Espanha-Portugal, deixa de ter interesse uma vez que os emigrantes que nos visitam, cansados da viagem e desejosos de chegarem aos seus destinos, não saem da AE para passarem em Vilar Formoso.
Promovemos e acompanhámos o Presidente da República nos espaços e convívio com emigrantes nos países onde se têm celebrado as Comemorações do Dia de Portugal (2016 em França, 2017 no Brasil, 2018 em Cabo Verde, 2022 no Reino Unido, 2023 na África do Sul que este ano de 2024 vão ter lugar na Suíça), para além de outras iniciativas de menor porte e que mereceram os melhores elogios e participação da emigração portuguesa.
Agora, com este novo ciclo a que somos “obrigados” voluntariamente e por mera carolice pessoal, queremos promover mais duas iniciativas de grande porte: o FESTIVAL DA SAUDADE, a realizar nos dias 15 e 16 de agosto no Heliporto de Fátima, em parceria com a Medialivre (Correio da Manhã e CMTV), Música no Coração e Município de Ourém que será um evento em grande escala, num espaço de animação e alegria onde vamos privilegiar a portugalidade, reunindo com alegria as famílias de emigrantes que nos visitam no mês de agosto e que irá substituir a habitual ação de receção em Vilar Formoso.
Também, em agosto, iremos apresentar o novo projeto GAE (Gabinetes de Apoio ao Emigrante), destinado a promover uma informação de proximidade dos Municípios portugueses com os seus emigrantes em qualquer parte do mundo.
Estamos cansados e com a saúde abalada, mas não desistimos a favor da emigração portuguesa, que sempre respeitámos e é para eles que trabalhamos, enquanto houver forças.
Somos uma empresa de valores, independente e com um projeto de trabalho que nunca viveu à custa do Estado ou quaisquer outras Entidades (políticas, económicas ou sociais), conseguindo viver apenas da confiança que os Clientes depositam no projeto para a sua comunicação com as comunidades portuguesas e dos leitores que sempre nos têm acompanhado ao longo destes anos.
Haja forças que entusiasmo não falta.