A Universidade de Lisboa (UL) está a promover-se na África do Sul, até quinta-feira, numa tentativa de atrair alunos para Portugal.
António Cruz Serra, reitor daquela universidade portuguesa e que lidera a missão à África no Sul, explicou que o objetivo das sessões de divulgação na Cidade do Cabo, Pretória e em Joanesburgo é dar a conhecer as vantagens e incentivos para os jovens luso-sul-africanos e sul-africanos para ingressarem no ensino superior em Portugal, nomeadamente na UL.
«A existência de uma comunidade portuguesa tão grande e de condições de acesso através das quotas de emigração usando os exames nacionais da África do Sul, a atração por Lisboa de estudantes de todo o mundo e também o prestígio da universidade fazem-nos crer que é uma boa possibilidade, quer para os estudantes quer para a universidade», adiantou António Cruz Serra.
O reitor da UL salientou que a existência de um contingente para familiares de emigrantes – filhos e descendentes de portugueses que podem adquirir a nacionalidade portuguesa -, permite uma possibilidade de entrada na universidade em Portugal, usando os exames nacionais da África do Sul e também o diploma do ensino secundário da África do Sul.
«Julgo que é do interesse dos portugueses na diáspora, quer no interesse nacional, que possamos chamar para cursar em Portugal, nas nossas melhores universidades, estes alunos», afirmou à agência Lusa o reitor da UL, sublinhando que é igualmente objetivo recrutar, como estudantes internacionais, alunos sul-africanos.
Nesta primeira visita à África do Sul, a equipa reitoral da Universidade de Lisboa começou por estabelecer contactos com as suas congéneres sul-africanas na Cidade do Cabo, seguindo para Pretória e Joanesburgo, durante a semana.
Para hoje (4 de março) está agendado um encontro de trabalho na Universidade Wits, em Joanesburgo, com o reitor Adam Abib e o departamento de Relações Internacionais, antes de uma visita ao Camões – Centro de Língua Portuguesa, naquela cidade, e de um encontro com estudantes.
A rede Camões na África do Sul integra a Universidade de Cape Town (UCT), no Cabo, a Universidade Wits, em Joanesburgo e a Universidade de Pretória (UP), em Pretória.