O II Encontro Virtual de Escritores Lusófonos, que começou terça-feira na Venezuela, reúne intelectuais contemporâneos de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Portugal, Timor-Leste e da Venezuela e assinala o centenário do nascimento de José Saramago (1922-2010).
“Este ano, o Encontro está dedicado ao nosso Prémio Nobel da Literatura, José Saramago (…). A Embaixada de Portugal em Caracas une-se a esta efeméride que muito honra a língua e a literatura portuguesa”, disse o embaixador de Portugal em Caracas, Carlos de Sousa Amaro.
Segundo o diplomata, o Encontro virtual decorrerá até 20 de dezembro e, à semelhança do ano anterior, foram convidados “sete escritores de diversas nacionalidades, que escrevem sobre realidades e temáticas diferentes”.
No encontro, disse o diplomata, estarão o escritor luso-angolano Vítor Burity da Silva, o escritor e dicionarista timorense Luís da Costa, o escritor e músico guineense Ernesto Dabo e a escritora brasileira Nélida Piñón, que já conquistou vários prémios, incluindo o Prémio Virgílio Ferreira.
“No caso da Venezuela, país onde reside uma numerosa comunidade portuguesa, apresentamos Denis Miraldo, escritor e dramaturgo, nascido em Portugal, cuja obra foi produzida na Venezuela”, informou o diplomata.
“Por isso, o encontro é também um reconhecimento a todos os portugueses que aqui vivem [na Venezuela] e que enveredaram pelo maravilhoso mundo das letras e da literatura, mesmo quando esta não seja feita em português (…) mas não deixam de ser por mentes lusas cujas raízes culturais frequentemente transparecem nas suas obras”, adiantou.
O II Encontro Virtual de Escritores Lusófonos está a ser transmitido pelos canais da Coordenação de Ensino Português na Venezuela, do semanário de expressão portuguesa Correio da Venezuela, do Festival Literário Internacional de Caldas (Flipoços, no Brasil) e da Porto Editora, além da página da Embaixada de Portugal no Facebook.
O Encontro conta com o apoio do Camões IP, do Instituto Português de Cultura, do Flipoços, da Porto Editora, da Fundação José Saramago, do Centro de Língua Portuguesa de Maracay.