José Cesário pede à comunidade portuguesa que não participe que “qualquer tipo de ato público que se possa traduzir numa alteração da ordem”.
O Governo português está a acompanhar a “situação delicada” na Venezuela, no seguimento da divulgação dos resultados eleitorais, não existindo até ao momento registo de portugueses envolvidos ou detidos em protestos.
“Evidentemente que estamos preocupados, mas também sabemos que até este momento não temos notícia de qualquer português alvo de qualquer situação que pudesse pôr em causa a sua própria segurança”, adiantou.
O Governo português mantém a recomendação para a comunidade evitar deslocações que não sejam urgentes e José Cesário apela a que não participe que “qualquer tipo de ato público que se possa traduzir numa alteração da ordem”.
No seguimento da divulgação dos resultados eleitorais, que apontam para a reeleição do Presidente Nicolás Maduro, registaram-se vários protestos, nos quais já foram detidas cerca de 750 pessoas, conforme anunciou o procurador-geral.
A oposição e parte da comunidade internacional duvidam destes resultados e exigem mais transparência e uma análise das atas eleitorais.
Embaixada de Portugal apela a portugueses para se manterem tranquilos e evitarem deslocações
A Embaixada de Portugal em Caracas disponibilizou um conjunto de linhas de emergência destinadas aos cidadãos portugueses no quadro da instabilidade social e política que está a atingir a Venezuela na sequência das eleições presidenciais realizadas no passado domingo.
Tanto a Embaixada como os consulados-gerais em Caracas e Valência estão a “acompanhar, em permanência, a Comunidade Portuguesa residente no país e apelam a que os cidadãos portugueses se mantenham tranquilos, evitando deslocações não necessárias”, lê-se num comunicado publicado nas redes sociais da representação diplomática.
Em caso de emergência, os cidadãos deverão contactar:
Embaixada em Caracas:
(+58) 424 270 22 96
Correio eletrónico: caracas@mne.pt
Consulado-Geral em Caracas:
(+58) 414 466 53 50
Correio eletrónico: cgcaracas@mne.pt
Consulado-Geral em Valência:
(+58) 414 584 35 41 / (+58) 414 584 35 40 / (+58) 412 040 55 65 / (+58) 424 414 33 41
Correio eletrónico: valencia@mne.pt