A vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto Ana Bailão defendeu recentemente num evento da sua recandidatura às eleições municipais, que a participação política dos lusodescendentes no Canadá «representa o potencial da comunidade e o que os portugueses têm para oferecer ao país».
«Toronto é a quarta maior cidade da América do Norte, a maior do Canadá, é uma cidade significativa. É o motor económico canadiano. Ter uma voz representativa, ativa e que fale português, representa o potencial da nossa comunidade e aquilo que também temos a oferecer a este país», afirmou Ana Bailão à Agência Lusa.
Ana Bailão, natural de Vila Franca de Xira, Lisboa, e a residir no Canadá desde os 15 anos, sublinhou que para uma comunidade numerosa como a portuguesa na cidade de Toronto «é extremamente importante ter uma representação política e uma voz ativa».
«Nós somos uma comunidade dinâmica, empreendedora, e devemos demonstrar que também somos uma comunidade civicamente envolvida, participativa, e que consegue ter sucesso a todos os níveis, empresarial, político, e em todas as áreas. Na área da política é também um dos nossos sucessos. É preciso manter os luso-canadianos eleitos», alertou.
Licenciada pela Universidade de Toronto em Sociologia e Estudos Europeus, concorreu pela primeira vez às eleições municipais em 2003 e foi derrotada nesse ano, ingressando no setor privado, na área financeira e de informação tecnológica de saúde, nos departamentos de marketing e comunicação.
Ana Bailão, que integra a Comissão Executiva da Autarquia do ‘Mayor’ John Tory e é desde outubro de 2017 uma de três vice-presidentes do município, destacou a importância do «envolvimento dos portugueses nas eleições».
«As eleições não são sobre um candidato, são sobre um movimento, sobre uma equipa, sobre uma comunidade», referiu Ana Bailão.
A vereadora que se vai candidatar ao novo distrito eleitoral 16, viu o seu ‘Ward 18’ desaparecer com a reformulação e a fusão de algumas áreas. As eleições municipais irão decorrrer dia 22 de outubro de 2018.