A Iniciativa junta líderes globais com jovens de todo o mundo, incluindo um investigador português; evento lança Fórum do Futuro Paz Global, uma plataforma para discutir soluções inovadoras para os desafios mundiais.
A vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, participou esta sexta-feira num Diálogo Global Intergeracional com a ativista social moçambicana Graça Machel.
As duas representantes fizeram parte de um painel internacional com jovens líderes, provenientes de países como Nigéria, Estados Unidos, Peru e Indonésia, num evento que visa dar voz aos mais novos e estabelecer o diálogo com os líderes atuais.
Dos países de língua portuguesa, esteve presente Rui Alvites, investigador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, em Portugal.
No evento, foi lançado o Fórum do Futuro Paz Global, uma plataforma que pretende criar espaço para os jovens construírem soluções inovadoras para os desafios do mundo. A iniciativa pretende dar continuidade à série de Diálogos Globais Intergeracionais, que reuniu jovens com seus líderes em várias cidades do mundo para discutir o futuro e formas de trabalhar em conjunto.
Graꞔa Machel é membro do Grupo de Defesa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e também presidente da Global Peace, uma iniciativa do Centro Africano para a Resolução Construtiva de Disputas, lançada em 2018 pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa
Na sua conta no Twitter, Amina Mohammed disse que Machel “continua a inspirar, especialmente quando se trata de aumentar a ambição e a promessa da liderança intergeracional.”