Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações portuguesas de vinho para a Noruega atingiram em 2015 os 31,5 mil hectolitros e cerca de 8,2 milhões de euros.
A Viniportugal vai investir este ano 95 mil euros na promoção dos vinhos portugueses na Noruega, mercado para onde as exportações rondam os 8,2 milhões de euros e que é apontado como uma oportunidade, porque aprecia vinhos com tradição.
“As exportações de vinho nacional para a Noruega registaram um crescimento de 12,9% no primeiro semestre de 2016. Este mercado continua a estar no alvo da promoção dos vinhos portugueses, sendo considerado como um desafio, uma vez que se caracteriza pela existência de monopólios no retalho, controlados e administrados pelo Estado, com maiores limitações à promoção e venda de bebidas alcoólicas, nomeadamente vinhos”, adiantou fonte da Viniportugal à agência Lusa.
Ao contrário de outros países nórdicos, destaca, a Noruega é “bastante tradicional e os noruegueses preferem vinhos provenientes do mundo velho, que são bastante associados a raízes e tradição”.
As exportações de Portugal para a Noruega aumentaram 23,7% em volume e 39,4% em valor entre 2011 e 2015, mas entre 2014 e 2015 recuaram 0,6% em valor, apesar do aumento de 12,3% em volume.
Quanto ao preço médio por litro, entre 2014 e 2015 registou uma quebra de 11,5%, mas entre 2011 e 2015 teve um crescimento de cerca de 13%.
Evento promove a qualidade dos vinhos portugueses
No âmbito da aposta no mercado norueguês, a Viniportugal promove na segunda-feira no Det Norske Teatret, em Oslo, o Wines of Portugal Wine & Food Festival, um evento “dedicado à promoção da qualidade e valência dos vinhos portugueses, evidenciando a mais-valia da harmonização com a comida nórdica”.
A iniciativa – inserida no Plano da Viniportugal para o Norte da Europa, que prevê o reforço da projeção dos vinhos portugueses em diversos eventos, programas de educação e comunicação na Suécia e Noruega, incluindo duas provas anuais em Estocolmo e Oslo — prevê “uma prova de vinhos em formato inovador”.
Sexto país do mundo em 2015 com maior Produto Interno Bruto (PIB) ‘per capita’, a Noruega tem cerca de 5,22 milhões de habitantes e consumiu, em 2014, 3,66 milhões de hectolitros e 5.141 milhões de euros em bebidas alcoólicas, segundo dados compilados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).
Em comparação, Portugal consumiu, no mesmo ano, 9,15 milhões de hectolitros e 7.600 milhões de euros em bebidas alcoólicas.
































