As vítimas do acidente que fez um morto e sete feridos, no domingo em Salamanca, Espanha, eram emigrantes portugueses em França, que estavam a regressar a Portugal.
José Luís Carneio já apresentou as condolências aos familiares da vítima mortal, um homem de 28 anos. Há ainda um “ferido grave, com 20 anos, e seis feridos ligeiros”, tendo um deles sido já operado e encontra-se “fora e perigo”, disse José Luís Carneiro à estação de rádio TSF.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas adiantou ainda que o grupo de portugueses trabalhava junto à fronteira francesa com o Luxemburgo e estava a regressar à zona de origem, na região de Leiria. Não se sabe ainda quando é que os feridos poderão voltar para Portugal.
Presidente da República também está solidário com vítimas
O Presidente da República solidarizou-se com as vítimas do acidente de viação.
Numa breve mensagem colocada na página da presidência da República na internet, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou ainda “sentidas condolências” à família da vítima mortal do acidente e manifestou-se solidário com os familiares e feridos, em especial daquele que se encontra em situação mais grave.
O Presidente da República deseja ainda aos feridos uma “rápida recuperação”.
Um morto e sete feridos
A colisão entre a carrinha onde seguiam os portugueses e um camião romeno ocorreu por volta das 07:00 (06:00 em Portugal), na autoestrada A-62, ao quilómetro 267,9, no sentido Espanha-Portugal, na localidade de Robliza de Cojos, 32 quilómetros a sul de Salamanca.
A vítima mortal é um homem de 27 anos, natural de Marrazes, Leiria.
Na carrinha seguiam mais sete pessoas que ficaram feridas, uma com gravidade e seis com ferimentos ligeiros, que foram transportadas para duas unidades hospitalares.
Segundo a GNR, “ao que tudo indica, a carrinha colidiu com o camião”, estando as circunstâncias do acidente a ser investigadas pela Guardia Civil espanhola.
No camião de matrícula romena viajavam duas pessoas, que saíram ilesas do acidente.
O jornal La Gaceta, publicado em Salamanca, Espanha, refere na sua página na internet que se tratou de um “choque brutal” que ocorreu na autoestrada A-62 próximo da localidade de Robliza de Cojos.