A “Árvore da Vida”, da artista plástica portuguesa Joana de Vasconcelos, já foi instalada e inaugurada no dia 27 de abril no Chatêau de Vincennes, em Paris, cujo evento contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho e da Ministra da Cultura francesa, Rima Abdul Malak.
O Centro Francês dos Monumentos Nacionais, parceiro de Joana Vasconcelos no desenvolvimento da instalação do projeto “Árvore da Vida”, revelou que a estrutura de 13 metros em metal revestida com tecido e que deveria abrir ao público no dia 14 de setembro de 2022, foi finalmente instalada.
Com 354 ramos e mais de 110 mil folhas bordadas à mão, muitas explorando o ponto canutilho feito com vidrilhos tradicional de Viana do Castelo, esta “Árvore da Vida”, cuja criação visa estabelecer um diálogo com os vitrais góticos da igreja, encontrou dificuldades que empurraram a sua inauguração para lá do término da Temporada Cruzada Portugal-França, que é uma iniciativa de diplomacia bilateral entre Portugal e França que visa aprofundar o relacionamento cultural entre os dois países
O significado da Árvore da Vida
A árvore da vida é um símbolo sagrado da criação e está relacionada com a origem do universo. As suas folhas conduzem-nos em direção ao céu, o tronco à terra e as raízes ao submundo.
Para algumas crenças a árvore também é um símbolo de proteção, força e vitalidade.
A Árvore da Vida proporciona reflexões interessantes, como a necessidade de fortalecer nossas raízes antes de distribuir nossos galhos em direção ao céu. Além de estar em busca do crescimento, apesar de parecer que uma árvore está sempre parada, ela na verdade, está viva, crescendo e renovando-se.