O primeiro-ministro terá na sua visita aos Estados Unidos encontros com a antiga secretária de Estado Condoleezza Rice e com o governador da Califórnia, Jerry Brown, numa deslocação em que pretende salientar o peso político-económico dos lusodescendentes.
António Costa é recebido pela antiga secretária de Estado de George W. Bush, ao fim da manhã de terça-feira (12 de junho), quando iniciar uma visita à Universidade de Standford, em São Francisco, na Califórnia.
Na cerimónia de boas-vindas, no Standford Hoover Institution, estará também presente John de Melo, de ascendência portuguesa, que é presidente executivo da Amyris, uma multinacional norte-americana para a biotecnologia.
No dia seguinte, em Sacramento, capital do Estado da Califórnia, o primeiro-ministro reúne-se com o governador Jerry Brown, um dos mais carismáticos dirigentes democratas entre as décadas de 70 e 90 – período em que concorreu por três vezes à nomeação presidencial pelo seu partido. Enfrentou por duas vezes Jimmy Carter (1976 e 1980) e por uma vez Bill Clinton (1992).
Fonte diplomática disse à agência Lusa que um dos principais objetivos da visita de sete dias do primeiro-ministro aos Estados Unidos, que passará por sete cidades norte-americanas, visa precisamente por “salientar o crescente peso” da comunidade portuguesa e dos lusodescendentes em vários domínios neste país.
No plano político, ao nível federal, destacam-se três representantes da Califórnia: Devin Nunes (presidente do Comité de Intelligence, republicano), David Valadão (republicano) e Jim Costa (democrata).
Foto em destaque ©Lusa
































