Secretário-geral lembra que a Covid-19 gerou a pior crise em quase um século, expondo desigualdades e fragilidades; novo relatório mostra que economia mundial encolheu 4,3% no ano passado, mais do dobro do que durante crise financeira de 2008-2009.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, que participa no Fórum Econômico Mundial de Davos, a partir de Nova Iorque, disse que o setor privado tem um papel fundamental para ajudar a tirar os países da crise da Covid-19 e da mudança climática.
O chefe da ONU discursou no Fórum Econômico Mundial de Davos de forma virtual. O evento reúne líderes internacionais dos setores público e privado além de ativistas e celebridades.
Guterres disse que a comunidade internacional precisa da sua cooperação “mais do que nunca, para ajudar a mudar o curso, acabar com a fragilidade, evitar a catástrofe climática e construir o futuro justo e sustentável que se precisa.” A Covid-19 gerou a pior crise econômica em quase um século, expondo desigualdades e fragilidades dos países. Para Guterres, “chegou o momento da verdade” e de colocar “o mundo nos trilhos.”
Ao falar do papel das vacinas na recuperação, disse que elas são bens públicos globais. Sobre as mudanças climáticas, o secretário-geral afirmou que o objetivo central deste ano é construir uma coalizão global para alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
Segundo Guterres, “todos os setores devem fazer a sua parte, desde aviação e agricultura até transporte, navegação e indústria.”