O Município de Figueiró dos Vinhos vai atribuir a Medalha de Honra ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como forma de «distinção e agradecimento» pela sua presença ativa nos incêndios de 2017.
Marcelo Rebelo de Sousa vai receber a Medalha de Honra do Município de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, no dia 24 de junho, aquando das celebrações do Dia do Concelho e Festas de S. João, revelou a autarquia liderada por Jorge Abreu (PS).
A atribuição desta medalha, que foi aprovada hoje em reunião de Câmara, é uma forma «de distinção e agradecimento ao Presidente da República pela sua presença ativa desde os incêndios de 2017 e consequente importância e impacto das suas ações para com o concelho e Zona do Pinhal Interior», refere.
«O senhor Presidente da República, professor doutor Marcelo Rebelo de Sousa, corporizou o espírito nacional de entreajuda e de reconstrução que muito têm contribuído para a recuperação das pessoas e comunidades atingidas por este drama», refere a proposta.
Para a autarquia, a presença e a solidariedade evidenciadas na época por Marcelo Rebelo de Sousa prolongaram-se até aos dias de hoje, «demonstrando um sentido de unidade nacional para com os pequenos municípios do Interior muitas vezes esquecidos».
Segundo o município, a Medalha de Honra do Concelho de Figueiró dos Vinhos é atribuída a cidadãos ou entidades cuja «grandeza dos seus empreendimentos tenha contribuído para o progresso, projeção e bom nome do Concelho bem como para o bem-estar das suas populações».
A atribuição desta medalha ao Presidente da República, «reconhecê-lo-á como Cidadão Honorário do Concelho de Figueiró dos Vinhos».