Depois de 45 edições da grande festa Franco-Portuguesa, já se prepara a próxima edição, que se irá realizar nos dias 4 e 5 de junho de 2022.
Depois de dois anos “a meio gás”, a Associação Portuguesa Cultural e Social APCS de Pontault-Combaul retoma a maioria das suas atividades culturais.
A 46ª edição da festa franco-portuguesa realiza-se a 4 e 5 de junho deste ano, estando ainda marcados na agenda da APCS outros eventos como o concerto dos Irmãos Verdades (26 de março) e, em abril (23), chega a vez de Toy animar a comunidade portuguesa em França.
O objetivo, segundo a organização, é angariar fundos para a própria associação conseguir manter em funcionamento o ensino do português, assim como a organização de todas as suas atividades.
Criada em 1975, a APCS é uma das maiores associações portuguesas no mundo. Com objetivo inicial de responder aos problemas dos portugueses em França, que viviam por essa altura em condições muito precárias, a verdade é que a APCS se transformou num pilar no seio da comunidade. Dinamiza, integra e faz viver a comunidade portuguesa.
Aquilo que começou num pequeno convívio de amigos à volta de um fogareiro, é hoje uma das maiores festas portuguesas no mundo. 30 mil pessoas enchem, anualmente, o parque do Hôtel de Ville de Pontault-Combault para apreciar não só o talento luso, mas também degustar o melhor da gastronomia portuguesa nas habituais “barraquinhas” de comes e bebes e venda de produtos tradicionais e alimentares portugueses.