O ranking de 28 personalidades a ter em conta na Europa foi anunciado pelo jornal norte-americano Politico. O primeiro-ministro português surge em nono lugar.
António Costa está a “moldar, agitar e fazer mexer a Europa”. Esta é a razão para o Politico ter elegido o primeiro-ministro português como a nona personalidade mais influente de 2018, numa lista comporta por 28 figuras.
Entre os 18 homens e dez mulheres que compõem o ranking, o Politico desfaz-se em elogios ao “campeão da mudança”, definindo Costa como “um socialista bem-sucedido”, ficando à frente de figuras como o ex-primeiro-ministro belga, Guy Verhofstadt, e do jornalista austríaco Armin Wolf. No topo da lista consta o líder do Partido Liberal Democrático alemão, Christian Lindner, o ministro do Ambiente britânico, Michael Gove, e a ministra do Trabalho francesa, Muriel Pénicaud.
Para o Politico, Costa está a conseguir ser a “face da mudança”.
“Ao contrário de outros socialistas manchados pela associação a tempos difíceis, Costa conseguiu apresentar-se como um campeão da mudança, capaz de ‘mudar a página da austeridade’. Ele teve a capacidade extraordinária de conseguir equilibrar as exigências da esquerda para reverter as medidas austeras da recessão com uma mudança cautelosa, que agradou aos investidores estrangeiros e aos parceiros de Portugal na zona euro”, refere o jornal.
A publicação refere ainda que, apesar dos fogos de junho e outubro, “os apoiantes de Costa esperam que a rápida recuperação económica de Portugal vá restaurar rapidamente a posição do primeiro-ministro”, assegurando uma “maioria absoluta nas próximas eleições parlamentares, em 2019”.
“No ano que vem, Costa terá de continuar a equilibrar a economia, a enfrentar um novo líder da oposição e a usar as suas habilidades políticas para gerir o relacionamento complicado com os dois partidos da extrema esquerda que apoiam o seu governo minoritário”, conclui o Politico.
































