O Presidente da República vai estar em Nova Iorque entre 23 e 26 de setembro para participar e discursar na 73ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante a estadia nos Estados Unidos, além de discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU, Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar-se com outros líderes mundiais. Os encontros bilaterais estão ainda a ser agendados pela embaixada portuguesa em Nova Iorque.
O Presidente também discursou na Assembleia Geral da ONU em 2016 e pôs todo o empenho na eleição de António Guterres para secretário-geral da ONU. Na altura, Marcelo afirmou que o novo líder da organização devia seguir o «exemplo dos valores e da abordagem» que Gandhi e Mandela «sempre aplicaram na vida».
Nessa ocasião, encontrou-se com a comunidade portuguesa de Newark, no estado de Nova Jérsia, e participou numa cimeira sobre refugiados promovida pelo então Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, com quem esteve também numa receção que este ofereceu aos chefes de Estado da ONU.
No ano passado, foi o primeiro-ministro, António Costa, quem representou o Estado português na 72.ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
































