O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (SENEC), Francisco André, inicia hoje uma deslocação oficial a Moçambique, no âmbito da qual irá manter encontros com as autoridades moçambicanas, assinar um memorando de entendimento e visitar projetos de cooperação, entre outros momentos.
Esta tarde o SENEC reúne-se com o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Manuel Gonçalves, uma oportunidade para passar em revista o atual momento bem como as perspetivas futuras da relação bilateral.
A partir de amanhã, o Secretário de Estado Francisco André vai visitar projetos de cooperação para o desenvolvimento financiados por Portugal nas províncias de Nampula e Sofala, duas das quatro províncias de intervenção prioritária para a cooperação portuguesa em Moçambique (além das províncias de Maputo e Cabo Delgado).
O SENEC terá ainda oportunidade de visitar iniciativas promovidas por Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesas que atuam no domínio da educação, formação profissional, saúde, ação cívica, proteção do meio ambiente, igualdade de género e transformação social, como é o caso da HELPO, Health4Moz, Girl Move, ADPM, OIKOS, Urb Africa e da Fundação Aga Khan.
No decurso desta visita, o SENEC vai ainda assinar um Memorando de um Entendimento entre o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique e a Mota Engil, tendo em vista a reabilitação da Capela de Nossa Senhora do Baluarte, na Ilha de Moçambique. Trata-se do primeiro edifício em alvenaria de toda a costa do Índico e o único exemplar de arquitetura em estilo manuelino em Moçambique, relativamente ao qual se assinalaram o ano passado os quinhentos anos da sua construção.
Em Maputo o SENEC vai igualmente inaugurar as exposições “Escola do Caminho Longo”, da ONGD portuguesa HELPO, e “Americanos”, do fotógrafo José Cabral, que estará patente no Centro Cultural Português em Maputo.