Assembleia da República fez uma saudação à vitória de ‘Amar Pelos Dois’ no Festival da Canção.
Foi aprovado por unanimidade na Assembleia da República um voto de saudação à vitória de Portugal no Festival Eurovisão da Canção.
No texto do voto, os deputados destacam uma “grande vitória para a língua portuguesa” e a “personalidade invulgar de um interprete capaz de emocionar uma plateia global”, com Salvador Sobral a agradecer de pé uma ovação.
Sobre a edição do próximo ano, que se irá realizar em Portugal, os deputados confiam que o país vai estar “certamente à altura da nossa tradição de bem receber e organizar estes grandes eventos”.
Após a aprovação por unanimidade de uma saudação à vitória de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, com direito a ovação de pé, Salvador e Luísa Sobral estiveram a almoçar na Residência Oficial do Presidente da Assembleia da República.
Em declarações aos jornalistas depois do almoço, Sobral aproveitou para deixar um ‘recado’ a quem governa, em especial ao ministro da Cultura.
Questionado sobre qual o tema da conversa com Ferro Rodrigues, Salvador Sobral disse “um bocadinho sobre tudo”.
Sobretudo sobre cultura, “esperemos que esta vitória possa dar uma fatia maior do orçamento à cultura, que tem sido esquecida”, acrescentou.
Para Sobral, contudo, conhecer Caetano Veloso e cantar com ele “foi a melhor coisa que aconteceu com toda esta experiência, não desfazendo a vitória”.
De agenda cheia, com vários concertos já esgotados, achava que seria assim após a vitória na Eurovisão? “Sim, a seguir àquela noite muito louca estava à espera disso”, assumiu prontamente. E a canção ‘Amar Pelos Dois’ vai fazer parte do reportório nos próximos espectáculos? “Não sei!”, exclamou. Algo, portanto, que a não acontecer agradará a poucos.
À questão “ouve-se boa música em Portugal?”, Salvador atirou: “isso é uma rasteira, já sabem a minha opinião”.
Por diversas vezes o vencedor da Eurovisão, esquivou-se aos microfones, tentando deixar as declarações para a irmã.
“É uma honra enorme estar aqui hoje”, referiu, então, Luísa Sobral, aplaudindo as várias versões de ‘Amar pelos Dois’ que têm surgido na internet. “Acho bonito que as pessoas mudem a canção e a tornem delas”.