De acordo com levantamento feito pelo Sebrae a partir da base de dados do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), reunidos no Comex Stat, em 2021, 30 mil empresas brasileiras exportaram os seus produtos ou serviços, sendo que cerca de 11 mil eram micro e pequenas (MPE). E, segundo informações publicadas pelo Governo Federal, o montante de investimentos brasileiros em Portugal, por exemplo — um dos países preferidos das marcas nacionais –, é de aproximadamente 3,2 mil milhões de euros (R$ 16,6 bilhões).
Este interesse tem levado ao desenvolvimento de novos e diversos negócios, inclusive, para dar apoio e orientação a quem quer apostar na expansão das atividades em terras europeias.
A O4B, consultoria liderada por Marco Oliveira, é um desses exemplos e acaba de fechar uma parceria com a Faria de Oliveira Advogados (FOA), sociedade brasileira com sede em Portugal. O objetivo é criar e ofertar uma trilha de sucesso para o processo de internacionalização de companhias que pretendem entrar no continente europeu ou, até mesmo, de empresários europeus que queiram entrar no mercado brasileiro.
“Hoje em dia, é praticamente inviável estarmos alienados ou querermos trabalhar sozinhos, ainda mais num mundo globalizado. Pensamos que a palavra-chave é ‘cooperação’. Contudo, a diversidade é crucial para o desenvolvimento de novas ideias e de forma a dar espaço à criatividade. É neste contexto que esta parceria faz todo o sentido uma vez que praticamos diferentes atividades, nos localizamos em dois continentes, mas temos um objetivo em comum: contribuir para o crescimento e a internacionalização de empresas e corporações”, afirmou Nelson Faria de Oliveira e Managing Partner da FOA.
Segundo Marco Oliveira, “uma das principais dificuldades dos empresários é a parte burocrática contábil e jurídica, além da falta de conhecimento do mercado local, o que traz muitas inseguranças nesse tipo de iniciativa. Queremos dar-lhes apoio para que tenham todas as informações necessárias para uma tomada de decisão mais tranquila e para que consigam alcançar seus objetivos de desenvolvimento”.
Este especialista detalha que, para isso, é realizada uma análise preliminar de mercado, como concorrentes, precificação, mercado potencial; enquadramento jurídico da atividade a ser desenvolvida; definição do modelo de governança; registo de marca na União Europeia ou no Brasil (vice-versa); elaboração e formatação de todos os instrumentos e contratos legais; regularização dos produtos e serviços, entre muitas outras ações necessárias para garantir o sucesso dos negócios.
“Há empresas brasileiras que têm um ótimo produto, um apelo ambiental muito significativo e que já poderiam estar no mercado europeu, mas não conseguem ou nem se arriscam. Com a parceria da O4B com a Faria de Oliveira Advogados, estamos preparados para desburocratizar e acelerar todo o processo de qualquer empresa”, disse Marco Oliveira, que defendeu que, mesmo com o cenário de incertezas em que o Brasil se encontra, empresários europeus não devem deixar de enxergar o país como um mercado potencial.
“O Brasil tem um mercado atrativo para empresas europeias devido ao consumo de produtos e serviços pujante que é refletido no PIB. Porém, muitas não seguem com estratégias no Brasil por desconhecerem o mercado e seu potencial, além das questões jurídicas e fiscais que também são uma barreira.
Ígor Lopes