Mais de 60 chefes de Estado e de governo, incluindo o norte-americano, Donald Trump, o russo, Vladimir Putin, e o português, Marcelo Rebelo de Sousa, assistirão, em Paris, à comemoração do Centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.
A convite do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, o Presidente da República deslocar-se-á a Paris, França, nos dias 10 e 11 de novembro, para participar nas Comemorações do Centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial.
O armistício, assinado a 11 de novembro de 1918 entre as forças aliadas e a Alemanha num vagão na floresta de Compiègne em Rethondes, marca o fim da Grande Guerra.
O centenário será formalmente assinalado com uma cerimónia no Arco do Triunfo, às 11h00 do dia 11 de novembro. Posteriormente, o Presidente francês oferecerá um almoço oficial, no Palácio do Eliseu, a todos os Chefes de Estado e de Governo presentes, que participarão depois na abertura oficial do “Fórum de Paris sobre a Paz”.
Coincidindo com esta deslocação a Paris, o Presidente da República terá ainda a oportunidade de, no dia 10 de novembro, visitar a exposição “Gris, vide, cris” na Fundação Calouste Gulbenkian, com obras de Rui Chafes e Alberto Giacometti, bem como a exposição “Les contes cruels de Paula Rego” patente no Musée de l’Orangerie.