Já é conhecido o boletim de voto que os portugueses vão receber quando se deslocarem às urnas no próximo dia 24 de janeiro para votarem nas eleições presidenciais. Este configura oito candidatos que surgirão ordenados pela seguinte ordem: Eduardo Baptista; Marisa Matias; Marcelo Rebelo de Sousa; Tiago Mayan; André Ventura; Vitorino Silva; João Ferreira e Ana Gomes.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) revelou no seu site oficial, um espécime do boletim que nos irá ser entregue. Estes já foram enviados para produção com os nomes dos oito candidatos presidenciais que foram a sorteio no Tribunal Constitucional, alegando a necessidade de cumprir a tempo o processo eleitoral no estrangeiro.
Contactado pela Lusa, o porta-voz da CNE confirmou que os boletins de voto “já seguiram para impressão” porque era “materialmente impossível” ficar à espera de saber quais as candidaturas efetivamente regulares e aceites em definitivo pelo Tribunal Constitucional, processo que, sublinhou, termina dia 11 de janeiro.
Recorde-se que o Tribunal Constitucional (TC) detetou irregularidades nos processos de candidatura a Presidente da República de André Ventura, Tiago Mayan Gonçalves e Eduardo Baptista, que tiveram dois dias para “suprirem” essas falhas. Dos três candidatos ficou excluído Eduardo Baptista por não completar os requisitos exigidos, sendo, portanto apenas sete candidatos a concorrer para a presidência da República.