Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, o líder chinês vai estar em Portugal a 04 e 05 de dezembro e o Presidente da República vai retribuir brevemente a visita de Estado com uma deslocação à China.
As declarações de Augusto Santos Silva, que chefiou a delegação portuguesa, foram realizadas no final da 5.ª Reunião da Comissão Mista Macau-Portugal, que decorreu na sede do Governo de Macau, numa conferência de imprensa na qual só foi permitido colocar uma questão ao chefe do executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Chui Sai On.
De acordo com o governante português, nos últimos anos tem-se verificado uma intensidade no relacionamento político e diplomático.
«Esperamos ansiosamente a visita de Estado do Presidente chinês Xi Jinping a 04 e 05 de dezembro», acrescentou.
O ministro dos Negócios Estrangeiros chefiou uma delegação numa visita oficial à China, que inclui o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, o embaixador de Portugal em Pequim, José Augusto Duarte, o diretor-geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Pedro Costa Pereira, e o presidente do conselho de administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Luís Castro Henriques.
Santos Silva copresidiu à 5.ª Reunião da Comissão Mista Macau-Portugal, para analisar os resultados das relações bilaterais e perspetivar o aprofundamento da colaboração entre a RAEM e Portugal.
A Comissão Mista Macau-Portugal foi estabelecida pelo Acordo Quadro de Cooperação entre a RAEM e Portugal. A última reunião tinha tido lugar em Portugal, em 2016.
































