O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, acompanhado pelo diretor regional das Comunidades, Rui Abreu, visitam a comunidade madeirense no Curaçau entre 10 e 12 de outubro.
Os governantes seguem depois para Los Altos Mirandinos, na Venezuela, onde irão participar, a 13 de outubro nas cerimónias religiosas da inauguração da réplica do Santuário de Nossa senhora de Fátima.
A notícia entusiasmou a Comunidade portuguesa residente naquela ilha, que já começou a tratar dos preparativos para a receção ao chefe do executivo madeirense, estando já planeado um arraial para 11 de outubro em Suffisant.
Foi entre as décadas de 1920 e de 1940 que muitos madeirenses emigraram para a maior ilha na dependência das Antilhas Holandesas, para trabalharem na refinaria da Shell. Ali ganharam a vida e constituíram família.
Atualmente, os descendentes de madeirenses ascendem às três mil pessoas, e é tendo em conta esta representativa da comunidade que o Governo Regional mantém laços estreitos com aquela região.