Durante esta cerimónia protocolar, a população, que se estendia ao longo da Avenida dos Aliados, no Porto, gritava “Viva o Rei”.
Os reis de Espanha, que chegaram hoje durante a manhã à Praça General Humberto Delegado, no Porto, foram recebidos pelo Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e com honras militares.
No início da passadeira vermelha, colocada frente aos Paços do Concelho, cumprimentaram o Estandarte Nacional, foram até ao Ponto de Honra e ouviram os hinos nacionais, tendo o espanhol tocado primeiro, acompanhado por uma salva de 21 tiros (um tiro a cada quatro segundos).
Depois, o rei Filipe VI e Marcelo Rebelo de Sousa fizeram a revista à primeira fileira da Guarda de Honra, acompanhados pelo comandante da Guarda de Honra e ajudantes de campo, tendo a rainha Letizia permanecido no Ponto de Continência.
Aí saudaram o Estandarte Nacional e iniciaram a revista ao batalhão ao som de uma marcha militar executada pela Banda da Armada, composta por 60 militares.
“Que o Porto continue a ser uma cidade aberta, cosmopolita e próxima, (…) com capacidade de trabalho dos seus habitantes, (…) empreendedora por excelência e (…) importante para o turismo”, afirmou o rei.
Felipe VI destacou “a força a Universidade do Porto e o seu parque de ciência e tecnologia” como um dos aspetos principais, referindo-se ainda à “quantidade de centros de investigação públicos e privados com acordos com instituições espanholas”.
No seu discurso, ainda houve tempo para uma referência ao vinho do Porto, à gastronomia e à Fundação Serralves, onde estão expostas obras do artista espanhol Joan Miró.
Esta noite, Marcelo Rebelo de Sousa oferece um jantar a Felipe VI e Letizia no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.
Na terça-feira, visitam o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, almoçando no Palácio da Bolsa, com empresários portugueses e espanhóis, almoço oferecido pelo presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira.
À tarde, os reis de Espanha viajam para Lisboa, sendo recebidos nos Paços de Concelho da capital.
































