O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, visita a Noruega e a Dinamarca esta semana com uma agenda marcadamente económica.
Santos Silva vai estar na Noruega entre hoje e amanhã e na Dinamarca entre terça e quarta-feira.
Na capital norueguesa, Oslo, o ministro vai nomeadamente reunir-se com o Fundo Soberano, estabelecido em 1998 para salvaguardar as receites do petróleo e que se tornou o maior fundo soberano do mundo, avaliado em um bilião de dólares.
A reunião é na hoje à tarde, logo depois de um encontro com a comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Defesa do parlamento norueguês.
A visita prossegue na terça-feira com Santos Silva a proferir uma conferência sobre “A Europa Atlântica na era pós-‘Brexit'” e a reunir-se, num encontro seguido de almoço de trabalho, com a chefe da diplomacia norueguesa, Ine Eriksen Soreide.
De Oslo, Santos Silva segue para Copenhaga, onde janta na embaixada de Portugal com representantes da comunidade portuguesa.
Na quarta-feira, o ministro reúne-se com empresas dinamarquesas – Novo Nordisk, Carlsberg, Lundek, Dat-Schaub e Rohde Nielsen – na sede da Confederação da Indústria Dinamarquesa e visita o State of Green, uma organização consagrada à transição energética sustentável.
Depois de um almoço de trabalho com o homólogo dinamarquês, Anders Samuelsen, o ministro visita a Universidade de Copenhaga, onde profere uma palestra sobre “Portugal, o espaço de língua portuguesa e a União Europeia”, e tem um encontro com alunos de estudos portugueses.
O programa em Copenhaga termina com a inauguração da exposição “Perfect Poses?” no museu Glypothek, uma exposição de esculturas francesas do século XIX das coleções de Calouste Gulbenkian e de Carl Jacobsen, fundador daquele museu.
































