Negociações entre os dois Estados iniciam-se hoje para definir ações de cooperação financiadas nos 32,5 milhões de euros que restam do Programa Estratégico de Cooperação (PEC), assinado em 2016, no valor de 57 milhões de euros.
Na sua visita de dois dias a São Tomé e Príncipe, Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, afirmou que o PEC é o «grande instrumento-quadro da cooperação entre Portugal e São Tomé», acrescentando que «43% já está executado» e planeando negociar com o governo são-tomense os «ajustamentos e melhorias» do que resta deste programa de cinco anos, que termina em 2021.
Neste primeiro dia de visita, Teresa Ribeiro reuniu-se com Jorge Bom Jesus, Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe, bem como com Elsa Pinto, Ministra dos Negócios Estrangeiros, Comunidades e Cooperação, tendo na agenda a discussão sobre a execução do PEC e o relacionamento bilateral entre os dois países. Teresa Ribeiro referiu, igualmente, que está em curso a formalização de uma parceria estratégica entre Portugal e São Tomé e Príncipe, destacando, contudo, que essa parceria já existe «em termos informais».
Entre hoje e amanhã está previsto que as equipas técnicas dos dois Estados tenham um «conjunto de reuniões que, de alguma forma, permitam sintonizar as ações desenvolvidas com aquelas que são as preocupações do Governo e com aqueles que são os compromissos plasmados no programa do Governo», explicou a Secretária de Estado.
































